AGORA É GREVE!

Depois de várias rodadas de negociação entre agosto e setembro, é os bancos dizendo não para todas as nossas reivindicações, agora não tem mais jeito, AGORA É GREVE!

NÃO COMPENSE AS HORAS DA GREVE - BANCOS NÃO SÃO ENTIDADES FILANTRÓPICAS


GREVE É DIREITO, NAO É DELITO!

25 setembro, 2009

Greve dos bancários é forte e se amplia

No primeiro dia de greve nacional os bancários paralisaram de norte a sul do país.

No Rio Grande do Norte a forte adesão na capital e interior começa superior a greve passada.

"Observem o quadro da greve no RN no dia de hoje:
CAIXA - Todas as agências da capital e interior fechadas;
BB - 90% na capital e cinco cidades da grande Natal fechadas;
BNB - As duas agências da capital fechadas;
HSBC -As três agências da capital fechadas;
ITAÚ - Cinco agências da capital fechadas.
A assembléia de hoje ocorreu com pouca frequencia, porém com muita disposição de luta, de modo que amanhã fecharemos o restante das agências do Itaú. A tendência é de crescimento do movimento, inclusive com a adesão de mais cidades do interior no dia de amanhã.
A imprensa local está dando uma excelente cobertura, estivemos presentes em todos os telejornais, desde às 7h da manhã até às 19h, além dos jornais escritos.
"O único incidente mais tenso que ocorreu foi a proibição da CAIXA de afixar cartazes nas portas das agências, mas nós enfrentamos por meio do diálogo(não amistoso) com o superintendente em exercício (petista de carteirinha e ex sindicalista) e o chefe da segurança, de modo que conseguimos reverter essa ridícula decisão e colocamos cartazes em todas as unidades da CAIXA." afirma Liceu Carvalho, diretor do Seeb do RN."

Para Solimar, do MNOB do Piaui "a adesão chegou a 90% das cerca de 175 agências (setor público e privado) existentes no estado. Uma coisa é visível. Na Caixa a greve é de quase 100%. No BB é tbém muito forte. Privados, maior participáção esse ano que ano passado. Menos dificuldade p/ garantir. Nos outros anos, a greve vai aumentando o índice de adesão. Esse ano, tá diferente. Ela já começou fortíssima. O índice de adesão chega a surpreender." revela ela.

"Companheiros, na assembleia de hoje dos bancários foi marcada uma passeata para amanhã (25/09/2009) sexta-feira com concentração na Praça do Ferreira à partir das 15 horas e junto com os carteiros grevistas do Correio caminharemos até a sede do sindicato onde faremos nossa assembleia para encerrar a semana de mobilização!
Vamos reforçar a GREVE! Abaixo segue um relato do principal episodio da greve de hoje em Fortaleza!" conclama Fernando Saraiva da Oposição Bancária do Ceará.

Eloy Natan, diretor do SEEB Maranhão e funcionário da CEF relata o dia de ontem;

Quadro da greve 24/09/2009 no Maranhão, a adesão é crescente a todo momento!

Em São Luís
Caixa: 80%
BB: funciona apenas a agência do João Paulo.
Privados: paradas as agências do HSBC (Rua do Sol), Unibanco (Rua Grande) e Real (João Lisboa).

Outros municípios:
Açailândia: 100%
Balsas: Caixa
Buriti: BB
Bacabal: BB, Caixa e BNB
Caxias: BB e BNB
Imperatriz: BB e Caixa
Pinheiro: BB
Santa Helena: BB (a partir de 25/09)
Santa Inês: Caixa (parcial)
São Bento: BB

Assembleia no Maranhão ratifica decisão do dia 17/09: Greve por tempo indeterminado.

"Em Bauru 29 agencias fechadas (62% do total existente) com cerca de 712 bancários parados (69% do total existente). Paramos ainda o Serag da Nossa Caixa e o Prédio onde fica a area meio da CEF." nos informa Paulo Tonon, diretor do SEEB Bauru/SP e funcionário do BB. "No dia de hoje a paralisação irá se ampliar, pois várias agências trabalharam parcialmente e não terão como funcionar com aamplião do movimento." diz Marcos Lenharo, diretor do Sindicato de Bauru e funcionário do Santander.

Em Brasília, Rodrigo Cláudio, o Bocão, relata que a greve tem quase 100% dos bancários da CEF e a adesão do prédio da Tecnologia do BB não funciona. A greve é forte em todos os bancos no Distrito Federal e foi votado uma passeata para esta segunda-feira na esplanada dos ministérios.

No Rio de Janeiro, membros do MNOB afirmam que a adesão é grande. tem setores que até terceirizados estão sendo impedidos de entrar e fazendo um contigenciamento para trabalhar.Na Baixada Fluminense, Jeferson, integrante da Oposição Bancária/Conlutas, relata que a paralisação é forte. "Contamos com o apoio dos colegas comerciários que ajudaram na greve e nos piquetes" diz ele.

No Rio Grande do Sul, Fernando da CEF e Carlos Almeida, o Cabeça, funcionário do Banrisul, diz que a greve começoiu muito forte na CEF e no BB. Nos privados, onde o Sindicato fez piquete, a adesão é forte, comentam. Já os funcionários do Banrisul tem assembléia para a próxima terça-feira para definir sobre a paralisação .

Em São Paulo, os prédios do Banco do Brasil dos complexos São João e Verbo Divino tiveram adesão em cerca de 90%. Na CEF, os empregados estão aderindo em massa à paralisação e, em conjunto com funcionários de bancos privados, a greve teve por volta de 30 mil bancários paralisados.

Os relatos mostram que o movimento vai se ampliar.

Nenhum comentário: