AGORA É GREVE!

Depois de várias rodadas de negociação entre agosto e setembro, é os bancos dizendo não para todas as nossas reivindicações, agora não tem mais jeito, AGORA É GREVE!

NÃO COMPENSE AS HORAS DA GREVE - BANCOS NÃO SÃO ENTIDADES FILANTRÓPICAS


GREVE É DIREITO, NAO É DELITO!

24 setembro, 2009

Exemplo a ser seguido pelos grevistas de todas as categorias em greve. Espetacular unidade de ação entre bancários e trabalhadores dos Correios

Na manhã desta quinta-feira, 23, ocorreu em Fortaleza/CE um exemplo espetacular de unidade de ação entre os trabalhadores bancários (que iniciaram uma greve nacional hoje) e os trabalhadores dos Correios (em greve há uma semana).

O fato aconteceu diante do edifício-sede da Caixa Econômica Federal em Fortaleza, no Centro da cidade. A Caixa, em uma atitude extremamente truculenta e ditatorial, contratou dezenas de seguranças particulares para intimidar o movimento grevista. O edifício-sede amanheceu com a sua entrada principal escancarada, guarnecida por mais de 50 vigilantes, que receberam ordens de impedir o movimento sindical de fechar essa entrada (que tem bastante valor simbólico), e também impedir os ativistas de entrarem no prédio para fazer piquete de convencimento conversando com os funcionários que eventualmente ainda estivessem trabalhando.

Os sindicalistas e ativistas passaram bastante tempo tentando convencer os vigilantes a pelo menos permitirem que a porta fosse fechada e fossem colados cartazes na mesma, para caracterizar a greve. Mas as ordens da direção da Caixa eram de que os vigilantes não deveriam permitir a passagem de nenhum ativista, nem o fechamento da porta.

Quando o clima começou a ficar tenso, com alguns empurra-empurra, um trabalhador de base do Banco do Brasil, que estava no local, resolveu dirigir-se até o acampamento dos trabalhadores em greve dos Correios, em frente a sede regional da empresa, a poucos metros dali, e pedir auxílio. Após conversar com alguns grevistas dos Correios membros da Oposição-Conlutas, estes tomaram a providência de montar uma "comissão" de mais de 20 carteiros que se disponibilizaram a ir até o prédio da Caixa.

Ao chegar o "reforço" de mais de 20 carteiros no edifício-sede da Caixa, a correlação de forças mudou. Após alguns empurra-empurra "carinhosos" com os trabalhadores vigilantes (havia um acordo tácito de que não valia soco nem pontapé), o "cordão de isolamento" foi furado e alguns trabalhadores bancários e carteiros conseguiram entrar no prédio.

Após isso, e com a presença da imprensa, o que gerava um desgaste para a imagem da Caixa, acabou sendo dada ordem aos vigilantes para recuarem e permitirem o fechamento da porta principal e a colagem de cartazes de greve, o que foi comemorado com muita festa pelos bancários e carteiros, como uma vitória da unidade dos trabalhadores na luta.

fonte:
http://blogmolotov.blogspot.com/2009/09/espetacular-unidade-de-acao-entre.html

Nenhum comentário: