AGORA É GREVE!

Depois de várias rodadas de negociação entre agosto e setembro, é os bancos dizendo não para todas as nossas reivindicações, agora não tem mais jeito, AGORA É GREVE!

NÃO COMPENSE AS HORAS DA GREVE - BANCOS NÃO SÃO ENTIDADES FILANTRÓPICAS


GREVE É DIREITO, NAO É DELITO!

09 janeiro, 2006

Manifesto pela criação da Associação Nacional dos Bancários

É necessária uma alternativa à CNB/CUT e à Contec

As últimas campanhas salariais tornaram claro que as entidades constituídas, como a CNB/CUT e a Contec, não representam os anseios da categoria. Além disso, demonstraram que as direções da maioria dos sindicatos respondem às políticas traidoras destas entidades. Está na ordem do dia a construção de uma alternativa de direção para os bancários de todo o país. Assim, em seu IV Encontro Nacional, o MNOB (Movimento Nacional de Oposição Bancária), que nos últimos três anos ajudou a base da categoria a construir uma verdadeira rebelião dos trabalhadores contra as direções traidoras do movimento, concluiu que este é o momento de darmos um salto organizativo rumo a uma representação de fato e de direito da categoria, diferente de tudo que está aí.

O MNOB convida os bancários de todo o país a discutir a criação de uma Associação Nacional dos Bancários, que seja Classista, de Luta, Democrática, Dirigida pela Base e Independente de Governos e Partidos.

Necessitamos de uma estrutura a serviço da categoria. Não podemos incorrer no erro de criar mais uma estrutura igual a tantas que já existem. Elas não passam de aparatos burocratizados, que só servem aos interesses dos pelegos que os dirigem e que conspiram todo o tempo contra a categoria. Não queremos fazer uma disputa de aparato com a CNB/CUT ou Contec. Até porque nessas entidades não há a devida democracia na sua composição.

Para lançar as bases fundamentais da nossa Associação, temos que discutir com a categoria as seguintes questões:

-Precisamos inaugurar uma nova concepção de representação dos trabalhadores, onde a base, de fato, seja quem decida. Onde existam mecanismos do tipo conselhos de base com poderes acima da direção, revogabilidade de mandato, tempo máximo de permanência na direção, etc.

-Precisamos de uma entidade classista, que seja conta qualquer parceria com os banqueiros públicos e privados. Que não seja uma correia de transmissão das políticas de governos e partidos contra os trabalhadores. Que defenda a luta organizada dos bancários como o único meio de alcançar nossas conquistas e que se coloque como uma ferramenta para isso.

-A criação da Associação Nacional dos Bancários é uma tarefa de todos. É fundamental que seja aberto um debate acerca do programa, estatutos concepção sindical. Que todos os bancários espalhados pelo país possam participar dessa discussão. Que se realizem debates na base sobre as propostas e possíveis posições divergentes que surjam.

-A Associação deverá estar a serviço da luta da categoria. É no dia-a-dia dos bancários, organizando e impulsionando suas lutas, que iremos construir a Associação. Há uma relação dialética nessa construção. O velho será superado pelo novo com o próprio movimento vivo dos bancários. É na construção da luta dos bancários que iremos discutindo e debatendo a necessidade do novo e como será esse novo.

-Temos que nos despir de concepções pré-concebidas e estarmos abertos às propostas surgidas no calor das lutas dos bancários. Que a luta da categoria seja o ingrediente fundamental para a construção da Associação Nacional dos Bancários!

Convidamos todos os bancários a iniciar um debate com suas bases sobre o caráter e o programa dessa Associação e também a assinar este Manifesto.

Nenhum comentário: