AGORA É GREVE!

Depois de várias rodadas de negociação entre agosto e setembro, é os bancos dizendo não para todas as nossas reivindicações, agora não tem mais jeito, AGORA É GREVE!

NÃO COMPENSE AS HORAS DA GREVE - BANCOS NÃO SÃO ENTIDADES FILANTRÓPICAS


GREVE É DIREITO, NAO É DELITO!

06 janeiro, 2006

Caixa desrespeita acordo com os empregados

Fonte: Fábio Jammal Makhoul – CNB/CUT, com informações da APCEF/SP
Publicado em: 6/1/2006 - 18:13

A Caixa Econômica Federal, em desrespeito ao processo de negociação permanente com os bancários, anunciou na quinta-feira, dia 5, a criação da função de caixa de ponto-de-venda. Segundo o banco, o cargo substituirá as atribuições do caixa executivo, em extinção.

A medida apresenta divergências com o que foi acertado com a Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) quanto às atribuições do cargo. Além disto, a nomeação fica na mão dos gestores e não há garantia de que os empregados prejudicados com a perda da função sejam nomeados.

A criação do novo cargo pegou os membros da CEE de surpresa, já que a medida foi tomada de forma unilateral pelo banco e desrespeita o processo de negociações em andamento. Também contraria o Acordo Coletivo de Trabalho, em que a Caixa se compromete a implantar, até 1º de janeiro, o cargo em comissão de caixa executivo, com a extinção do caixa flutuante.

A reivindicação, antiga por parte da representação dos empregados, havia sido acatada pela direção da Caixa, que abriria 7.600 vagas, das quais 3.900 seriam ocupadas pelos caixas efetivos. As demais seriam providas por meio de Processo Seletivo Interno (PSI). Além disso, comprometeu-se, ainda, a definir, em negociações, os critérios para nomeação das vagas.

A CEE vai debater esta decisão com o banco, mas alerta que é importante que os empregados manifestem sua indignação. Um dos meios é o canal institucional da Caixa, o Viva Voz. Pressionar o banco é uma maneira de tentar reverter essa situação.

Nenhum comentário: