AGORA É GREVE!

Depois de várias rodadas de negociação entre agosto e setembro, é os bancos dizendo não para todas as nossas reivindicações, agora não tem mais jeito, AGORA É GREVE!

NÃO COMPENSE AS HORAS DA GREVE - BANCOS NÃO SÃO ENTIDADES FILANTRÓPICAS


GREVE É DIREITO, NAO É DELITO!

20 janeiro, 2006

Contra a Criminalização dos Movimentos Sociais

LIBERDADE PARA PAULINHO

CONTRA A CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
LIBERDADE PARA O COMPANHEIRO PAULINHO

A política de ataque e criminalização dos movimentos sociais pelo governo Lula e governos regionais, não se resume aos inúmeros despejos; desocupações e assassinatos de lideranças do movimento sem-terra e sem-teto; de dirigentes indígenas. Ela utiliza-se também, de mandatos de prisão de sindicalistas em todo o país, transformando lutadores combativos em possíveis assassinos.

Em Jacareí/SP ocorre hoje uma brutal violência aos movimentos sociais organizados. Enquanto os verdadeiros criminosos, que fraudam e roubam as contas públicas, continuam impunes, os trabalhadores são vítimas do aparato policial na defesa dos grandes empresários. Isto vem somar-se ao ataque que já atingiu o companheiro Gegê, da CMP, também ameaçado de prisão acusado de assassinato.

O principal dirigente dos motoristas e cobradores de Jacareí, ex-diretor do sindicato de condutores da região e militante da CONLUTAS no Vale do Paraíba (SP), Paulo Ferreira da Silva, o Paulinho, foi preso nesta segunda-feira, dia 16, acusado de participar do assassinato do presidente local da OAB, Ângelo Maria Lopes Filho.

O motivo do crime, segundo o delegado da cidade, seria uma divergência sindical. No dia do assassinato Paulinho dirigia uma greve, que parou 100% o transporte urbano da cidade, e Ângelo Lopes seria o advogado da empresa Jacareí Transporte Urbano – JTU, empresa de transporte da qual Paulinho é funcionário e onde houve a paralisação.

A verdade é que assistimos mais uma tentativa de criminalização dos movimentos sociais. No momento do assassinato, Paulinho estava em uma praça pública, ao lado de dezenas de grevistas, vigiados por um grande contingente de policiais, como infelizmente é praxe nestas situações. Por isso, diversos sindicatos da região já estão mobilizados.

Precisamos fazer uma ampla campanha pela liberdade do companheiro. Este não é um ataque individual, é um ataque a todo movimento sindical, independente de sua coloração política. Conclamamos a todas as entidades combativas do país que se engajem nesta campanha contra a criminalização dos movimentos sindicais.

Enquanto um trabalhador, que luta por seus direitos e de seus companheiros, permanece injustamente preso, os corruptos, e os verdadeiros assassinos do advogado continuam soltos e andando pelas ruas tranqüilamente.

As moções de apoio devem ser encaminhadas para as autoridades relacionadas abaixo, com seus respectivos números de fax.
Favor enviar cópia da moção a CONLUTAS do Vale do Paraíba (valedoparaiba@conlutas.org.br).
Abaixo enviamos sugestão de texto.

Drª Antonia Brasiliana de Paula Faroh – Juíza da 2ª Vara Criminal de Jacareí
12 39535111

Delegado Dr Paulo Afonso Tucci
Delegado Seccional de Jacareí
12 39536000

Tribunal de justiça
2ª vice Presidente
Dr Luiz Carlos Ribeiro dos Santos
11 31059463


Manifestamos, em nome dos trabalhadores de nossa categoria, nossa indignação com a prisão do companheiro Paulo Ferreira da Silva e solicitamos sua imediata libertação.
Paulinho é dirigente sindical, trabalhador há anos na empresa Jacareí Transporte Urbano e não há dúvidas de que se trata de uma prisão política para criminalizar o movimento social.
Igualar atuação sindical com crimes é atentar contra a democracia em nosso país.

Liberdade imediata para Paulinho!
Exigimos o fim das perseguições políticas!
Pelo Direito de Organização Sindical!
Não a criminalização dos Movimentos Sociais!


18/01/2006

SEDE: Rua Silveira Martins, 46 - Sé - São Paulo - SP
(11) 3107-7984 conlutas@conlutas.org.br

Nenhum comentário: