AGORA É GREVE!

Depois de várias rodadas de negociação entre agosto e setembro, é os bancos dizendo não para todas as nossas reivindicações, agora não tem mais jeito, AGORA É GREVE!

NÃO COMPENSE AS HORAS DA GREVE - BANCOS NÃO SÃO ENTIDADES FILANTRÓPICAS


GREVE É DIREITO, NAO É DELITO!

13 outubro, 2011

Boletim eletrônico da Oposição Bancária do Rio de Janeiro

Hoje tem negociação com a Fenaban, o BB e a Caixa.

A greve nacional bancária continua forte, chegando ao 17° dia. Finalmente, a FENABAN marcou negociação para hoje, às 16 horas, e o BB e a Caixa para 18 horas. A negociação mostra a pressão da greve sobre os bancos, mas é bastante provável que a proposta seja ainda em um marco bastante rebaixado. E, com certeza, deverá vir com o indicativo de aceitação pela Contraf CUT e direção do Sindicato. Utilizarão a ameaça das consequências de um provável ajuizamento no TST, caso rejeitemos a proposta.

Uma coisa já sabemos. A proposta virá com algum tipo de punição aos grevistas, como compensação obrigatória ou até mesmo desconto de dias. Não podemos aceitar que o governo continue atacando o direito à greve. Dilma está tão intransigete porque, como fez com os colegas dos correios, quer derrotar as categorias mais importantes do país. A tentativa de disciplinar o movimento grevista tem uma clara intenção: evitar movimentos nos próximos anos e obrigar os trabalhadores a pagar pela crise econômica mundial que ainda nem chegou ao país.

Sabemos que seguir a greve, contra a orientação da Contraf CUT, colocará o quadro em outro patamar, ainda mais duro. As ameaças serão muitas. Para isto, a greve precisará, também, se colocar em outro patamar - com a efetiva participação dos bancários nos piquetes e mobilizações. Uma greve de pijama não conseguirá fazer frente a dureza do governo .

Mas acreditamos na força da nossa categoria. A nossa resposta deve ser a mesma que está sendo dada pelos trabalhadores europeus aos governos que tentam impor as medidas de ajuste fiscal como saída para a crise econômica que eles enfrentam hoje. Os trabalhadores estão “indignados” e transformaram esta indignação em luta ocupando as ruas e praças da Europa. Devemos fazer como as milhares de pessoas que hoje ocupam Wall Street contra os lucros dos bancos e o 1% da população que detém a maior parte da riqueza do país.

É fundamental a presença de todos na assembléia que ocorrerá ao final do dia de amanhã.


VEJAM ABAIXO UM TEXTO ESCRITO POR UM FUNCIONÁRIO DO BB

Enquanto a população de Nova York está nas ruas, manifestando sua indignação contra Wall Street, nosso governo endurece o jogo internamente contra a classe trabalhadora e manifesta sua intenção de oferecer ajuda à União Européia. Ocorre que os países que estão em dificuldades na Europa são aqueles que aderiram à unificação do Euro e que possuíam uma economia mais fraca e atrelada à uma conjuntura rural, tais como Grécia, Portugal, Irlanda, etc. Obviamente saíram perdendo com a instauração do padrão-euro. Os big-shots da União Européia ( Alemanha, França ) são países fortemente INDUSTRIALIZADOS e devem estar achando uma graça danada da manifestação de apreço de nossa presidente. Só falta agora a Dilma enviar uma mensagem para o Obama, declarando que também quer ajudar a socorrer os bancos norte-americanos. Os zilhões de dólares gastos com inúmeras guerras e com a farra dos bancos yankees fêz com que 34% da riqueza dos Estados Unidos ficasse concentrada nas mãos de UM POR CENTO da população. Considerando que os USA possuem e ainda possuirão por muitos e muitos anos o maior PIB do mundo, imaginem quanto isto representa em dólares. Eu pergunto: quanto será essa porcentagem no Brasil, que possui um dos PIORES índices de distribuição de renda do planeta ? Vejam matéria publicada em 25 de julho de 2010:

“Nosso país, infelizmente, encontra-se em situação extremamente desconfortável no cenário mundial em matéria de distribuição de renda. Segundo estudo da ONU, divulgado pela repórter Carolina Brígido, no Globo de 23 de julho, ocupamos a terceira pior posição, ao lado do Equador e abaixo – vejam só os leitores – até de Uganda. Na América do Sul, perdemos disparado para a Argentina, e também para o Chile e o Uruguai. E deduz-se: se estamos mal no campo da distribuição, pior ainda no plano da concentração. Sem dúvida. Uma coisa leva à outra, pois não existe débito sem crédito. Se alguns acumularam é porque muitos perderam. Não se trata de recorrer à dialética marxista. Ao contrário. Trata-se de colocar o problema sob o ângulo cristão. A desigualdade social é muito maior no Brasil. Basta dizer que 50% dos quase 59 milhões de domicílios que possuímos não são atendidos por rede tratada de esgotos. O déficit habitacional está em torno de 12 milhões de moradias, equivalendo a praticamente 50 milhões de pessoas. O salário mínimo é baixíssimo em comparação com os de países mais desenvolvidos. O salário médio, também: segundo o IBGE, 1 mil e 300 reais por mês."

A pesquisa alardeada pelo governo serve apenas a propósitos eleitorais. Aproveita-se da difusão da informação que milhões emanciparam-se da miséria absoluta. Tal emancipação é verdadeira somente do ponto de vista meramente estatístico. Milhões que possuíam apenas uma miserável renda informal, saíram das tabelas de miséria absoluta, por conta das bolsas governamentais, para as de baixíssima renda.

Estes fatos precisam ser divulgados para o público, visto que nossa campanha precisa do apoio da população. Creio que no Brasil DEZ POR CENTO da população possui CINQUENTA POR CENTO da riqueza do país. E CINQUENTA POR CENTO do povo detem apenas DEZ POR CENTO do bolo. Quanto dessa riqueza é destinada aos BANCOS???

Diante deste quadro, só nos resta vestir camisetas e portar cartazes e bandeiras que contenham o mesmo slogan do pessoal

de New York : " TRABALHE,......CONSUMA,......FIQUE CALADO,........E MORRA ! "

( WORK,....CONSUME,.....BE SILENT,.....AND DIE ! )

Nenhum comentário: