AGORA É GREVE!

Depois de várias rodadas de negociação entre agosto e setembro, é os bancos dizendo não para todas as nossas reivindicações, agora não tem mais jeito, AGORA É GREVE!

NÃO COMPENSE AS HORAS DA GREVE - BANCOS NÃO SÃO ENTIDADES FILANTRÓPICAS


GREVE É DIREITO, NAO É DELITO!

06 março, 2010

Solidariedade a Fábio Bosco e à luta dos trabalhadores

No último dia 1 de fevereiro foi demitido pelo Banco Santander, sem justa causa, após 24 anos de banco o amigo e companheiro Fábio Bosco: http://www.conlutas.org.br/exibedocs.asp?tipodoc=noticia&id=4675

Apesar de ser integrante da Executiva da Conlutas-SP, o Banco não reconhece qualquer estabilidade sindical, apesar do registro da Conlutas junto ao Ministério do Trabalho a partir da lei que legalizou as Centrais Sindicais em 01 de maio de 2008.

Desde a privatização do Banespa em 2 de novembro de 2000, este foi o primeiro mês que o Fábio Bosco trabalhou sem estabilidade sindical ou de cipeiro. Ou seja, o Banco esperou a primeira oportunidade para demiti-lo.

Na assembléia dos funcionários do Santander em São Paulo foi votado o repúdio a este ataque ao direito de organização dos trabalhadores. O Sindicato dos Bancários de SP enviou um documento ao banco exigindo a sua reintegração mas ainda não há qualquer sinalização positiva.

Vamos atuar em duas frentes.

De um lado o Fábio Bosco precisa do apoio de todos os ativistas bancários, sindicatos e entidades para enviar um email para o presidente do Banco Santander (e também da Fenaban) sr. Fábio Barbosa exigindo sua reintregração (segue modelo e emails abaixo). Por favor, copiem a Conlutas para que possamos acompanhar o envio das mensagens. Em seguida o sindicato vai buscar uma nova negociação com o Banco.

Por outro lado, os advogados da Conlutas prepararam uma ação judicial para questionar a demissão baseado no direito de organização sindical, e no reconhecimento legal da Conlutas. Esta ação será feita em conjunto com o Sindicato.

Vou manter todos informados do andamento da campanha. Com certeza não será uma campanha fácil nem rápida. Mas tem que ser feita.

Segue abaixo o modelo de email e os email do presidente do banco e da Conlutas.


"À Presidência do Banco Santander SA
Sr Fábio Barbosa


Pela readmissão de sindicalista demitido pelo Banco Santander


Vimos através desta reivindicar a reintegração do dirigente da Conlutas Fábio José Bosco, demitido sem justa causa no último dia 1 de fevereiro de 2010.

A classe trabalhadora brasileira lutou muitos anos pelo direito de livre organização dos trabalhadores. As Centrais Sindicais foram legalizadas e reconhecidas no Brasil em 1 de maio de 2008. A Conlutas – Coordenação Nacional de Lutas – é uma das Centrais Sindicais cadastradas junto ao Ministério do Trabalho conforme a legislação em vigor.


Fábio Bosco trabalha há 24 anos no Banco. Ingressou por concurso público no antigo Banespa, foi representante eleito no Conselho de Representação e Participação dos funcionários, cipeiro por vários mandatos, diretor da AFUBESP e da FETEC-SP. Teve atuação destacada na luta contra a privatização do Banespa.


O Banco Santander, ao demitir dirigentes sindicais, desrespeita esta conquista histórica dos trabalhadores e se coloca na contramão dos direitos democráticos do povo brasileiro. Por isso reivindicamos a imediata reversão desta demissão.


(ASSINATURA DA PESSOA OU ENTIDADE)


Enviar para:


fabio.barbosa@santander.com.br


fabio.barbosa@gruposantanderbrasil.com.br


Com cópia para:


secretaria@conlutas.org.br "

Nenhum comentário: