AGORA É GREVE!

Depois de várias rodadas de negociação entre agosto e setembro, é os bancos dizendo não para todas as nossas reivindicações, agora não tem mais jeito, AGORA É GREVE!

NÃO COMPENSE AS HORAS DA GREVE - BANCOS NÃO SÃO ENTIDADES FILANTRÓPICAS


GREVE É DIREITO, NAO É DELITO!

22 março, 2006

Oposição suspeita de diretora da Caixa por vazamento de sigilo de caseiro

16:00 21/03, atualizada às 20:58 21/03
Tiago Pariz, repórter Último Segundo em Brasília
BRASÍLIA – A oposição passou a acusar uma diretora da Caixa Econômica Federal pela divulgação do sigilo bancário do caseiro Francenildo Santos Costa. O PFL quer convocá-la para depor na CPi dos Bingos.
Leia mais:
PF abre inquérito para apurar quebra de sigilo ilegal de caseiro
Procuradoria Geral da República investigará quebra de sigilo de caseiro
CEF diz que precisa do extrato original para apurar violação
Ministro diz que nem Planalto nem PF quebraram sigilo
Leia abaixo o texto
A Caixa abriu inquérito na segunda-feira para apurar o vazamento da informação. Três senadores da CPI, Flávio Arns (PT-PR), Wellington Dias (PMDB-MG) e Álvaro Dias (PSDB-PR) reuniram-se com o presidente da Caixa, Jorge Mattoso, para pedir agilidade nas apurações.

“São cerca de 200 milhões de operações diárias e centenas de sistemas corporativos empresariais, A dificuldade de conseguir o resultado é muito grande”, afirmou o presidente da Caixa, acrecentando ser necessário o extrato original de Santos Costa e que já pediu à CPI que colabore com o que for possível. A informação pode demorar até 15 dias, segundo Mattoso, que pediu colaboração da CPI para ter acesso ao original do extrato de Francenildo.

A suspeita de que o vazamento tenha sido feito por uma diretora da Caixa foi confirmada pelo senador Álvaro Dias.

Santos Costa foi caseiro da residência alugada por assessores e ex-funcionários da prefeitura de Ribeirão Preto, na época em que o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, administrava a cidade do interior paulista. O ministro rechaçou as acusações feitas pelo caseiro de que o viu na residência. A “república de Ribeirão”, como era conhecida a casa, era usada como escritório de lobby e de confraternização e entretenimento adulto.

Mas o PT responde à ameaça do PFL com a possibilidade de voltar ao Supremo Tribunal Federal caso a CPI dos Bingos insista em atuar fora do foco das investigações. "A CPI não pode se tornar um órgão de investigação em nome da disputa política. É por isso que ela constitucionalmente deve ter um fato determinado. Uma CPI não pode extrapolar o fato determina", afirmou o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP).

Drible no governo

O caseiro entregou nesta terça-feira à CPI dos Bingos autorização para que sejam quebrados os sigilos fiscal, bancário e telefônico. O presidente da Comissão, senador Efraim Morais (PFL-PB), afirmou que encaminhará o pedido já amanhã. E o clima no plenário do Senado voltou a esquentar com a disputa entre governistas e oposicionistas.

“O Francenildo quer deixar claro que está falando a verdade. Ele não teme e não treme. Estamos abrindo o sigilo que já foi aberto”, afirmou o advogado do caseiro, Wlício Chaveiro Nascimento, ao entregar a autorização a Efraim.

A disputa política em torno do caseiro voltou a ficar quente no plenário do Senado. A líder do PT, senadora Idelli Salvatti (SC), propôs que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), repassasse as fitas de segurança para saber com quem Santos Costa reuniu-se antes de dar a entrevista ao jornal "O Estado de S.Paulo".

O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) reagiu imediatamente dizendo que esteve com o caseiro em seu gabinete e que fez os contatos com a imprensa para arranjar a entrevista. O palamentar tucano afirmou que se reuniu com Santos Costa depois de o depoimento de Francisco Chagas Costa na CPI dos Bingos que também afirmou ter visto Palocci na residência.

O clima ferveu no plenário e coube ao líder do governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP) desautorizar Idelli e afirmar que entendia desnecessário a proposta de requisitar as fitas de segurança. A temperatura baixou, mas não o suficiente para enterrar as discussões.

Desde que surgiram as acusações, o ministro da Fazenda tem adotado uma postura frugal evitando exposição à imprensa, mas a vida política de Palocci complicou-se e a disputa acirrou-se depois de o PT conseguir liminar no Supremo Tribunal Federal para impedir o testemunho de Santos Costa na CPI dos Bingos.

A autorização repassada pelo caseiro à CPI ainda tem de ser votada pelos integrantes da Comissão. Mas não devem surgir dificuldades pela aprovação. “Amanhã mesmo já darei encaminhamento a esse tema. E tenho certeza de que ninguém vai contestar já que a iniciativa é dele mesmo”, afirmou o senador Efraim Morais.

O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) pretende propor que Palocci seja enquadrado por crime de responsabilidade no caso da suposta quebra de sigilo ilegal do caseiro da “república de Ribeirão”.

Nenhum comentário: