AGORA É GREVE!

Depois de várias rodadas de negociação entre agosto e setembro, é os bancos dizendo não para todas as nossas reivindicações, agora não tem mais jeito, AGORA É GREVE!

NÃO COMPENSE AS HORAS DA GREVE - BANCOS NÃO SÃO ENTIDADES FILANTRÓPICAS


GREVE É DIREITO, NAO É DELITO!

20 julho, 2010

Bancários gaúchos reivindicam 20% de aumento nesta Campanha Salarial

Fonte: Imprensa Fetrafi-RS

A plenária final da 12ª edição da Conferência Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do RS aprovou, por ampla maioria, a reivindicação de um reajuste de 20% sobre todas as verbas de natureza salarial para a Campanha Salarial 2010. A definição ocorreu após votação dos mais de 500 delegados que participaram do evento, no fim da tarde de sábado, no Hotel Embaixador.

Esta será a proposta de reajuste defendida pela delegação gaúcha na Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, agendada para o período de 23 a 25 de julho, no Rio de Janeiro. Na justificativa da proposta os bancários destacam que o índice aprovado contempla o momento econômico, político e social do país. Para o cálculo deste índice foram considerados os seguintes critérios: lucratividade média dos seis maiores bancos do país; projeção da inflação até agosto de 2010 e o resíduo inflacionário do acordo de 2003, que de acordo com o INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor, foi de 4,37%.

A estratégia de campanha aprovada pela Conferência Estadual propõe a reafirmação da Campanha Salarial Unificada em 2010, com manutenção das mesas de negociações específicas nos bancos públicos, concomitantes à mesa da Fenaban. Os bancários gaúchos também propõem um calendário de mobilização nacional geral e específico, respeitando a mobilização dos bancos públicos em todos os estados.

Outra proposta da 12ª Conferência Estadual prevê a entrega da minuta de reivindicações aos banqueiros ainda no mês de agosto. O objetivo é construir um calendário de mobilizações para o mês de setembro, data-base dos trabalhadores em instituições financeiras. Em caso de negociações frustradas com os banqueiros, a estratégia aprovada aponta mobilização para a greve em setembro de 2010.

Nenhum comentário: